Logotipo Website

Slide background
Slide background
Slide background

Ortodontia

A Ortodontia é o ramo da odontologia que cuida da prevenção, interceptação e correção das maloclusões dentárias (irregularidades de posicionamento dos dentes) e das discrepâncias esqueléticas. Conheças os tipos de tratamento.

Implantes

A Implantodontia recupera espaços edêntulos através da inserção de próteses radiculares, que suportarão uma prótese de dente. Isso se dá implantando parafuso de material biocompatível no interior do tecido ósseo.

Estética

É o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, facetas e restaurações estéticas.

Endodontia

A Endodontia trata o canal do dente com a retirada da polpa, o tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez danificada, infeccionada ou morta, a polpa dever ser removida e o espaço resultante limpo, preparado e preenchido.

Novidades

Entenda como são realizados os procedimentos com próteses e os cuidados que implicam para cada tipo.

Prótese fixa

As coroas ou pontes são reabilitações fixas que são cimentadas em dentes ou implantes e que não podem ser removidas a não ser pelo dentista.

A sua indicação é quando o dente a reabilitar apresenta-se muito destruído, fraturado, servir de pilar a uma ponte, apresentar alteração da cor ou da forma ou para reabilitar um implante dentário.

Para a sua execução pode ser necessário realizar tratamento endodôntico dos dentes que vão ser preparados dependendo da situação, nem todos os dentes que precisam de uma coroa precisam de tratamento endodôntico.

Primeiro o dente/os dentes são reduzidos e preparados para que a coroa/ponte encaixe na perfeição. Nessa consulta é adaptada uma coroa/ponte provisória que tem uma função estética e funcional para proteção do dente e da gengiva.

Depois é realizado um molde do dente e escolhida a cor para a reabilitação. Depois com este molde o laboratório fabricará a coroa/ponte. Quando estiver pronta esta será cimentada no dente/ dentes.

Prótese removível

A prótese parcial removível consiste em uma estrutura metálica que se apoia nos dentes naturais e rebordo (osso e tecido). Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios para a prótese. Essas próteses devem estar bem ajustadas em todos os tecidos e não deve causar lesões em sua boca. Próteses parciais removíveis oferecem uma alternativa móvel para as pontes e é possível conseguir boa estética e função e com essa modalidade protética, e são executadas a partir de moldes feitos da boca da pessoa.

E importante notar que as próteses removíveis com o tempo podem ficar desadaptadas porque o osso e gengiva vão regredindo. Outra solução é a reabilitação com prótese fixa ou implantes.

Prótese total (dentadura)

A prótese total convencional é colocada em sua boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem. A cicatrização pode demorar vários meses, período que exigirá um reembasamento da prótese que será instalada, de forma a diminuir as cargas que incidirão sobre o tecido. As etapas de confecção da prótese devem ser aprovadas pelo paciente e pelo seu dentista, desde a cor, formato e tamanho dos dentes que serão utilizados. É interessante apresentar ao seu dentista fotos que mostrem como eram seus dentes para que ele tenha um parâmetro na confecção deste aparelho. Não é recomendável que paciente durma todos os dias com este aparelho, já que a salivação durante a noite é reduzida e isso pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias, neste período a prótese pode ser colocada em um recipiente com água. A higienização das próteses deve ser feita pós-refeições.

Estas são algumas dicas para cuidar de sua prótese:

• Quando manusear sua prótese coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água. As próteses são delicadas, e podem se quebrar se sofrerem uma queda.
• Não deixe sua prótese secar. Coloque-a em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não a estiver usando. Nunca use água quente, pois esta pode deformá-la.
• Escove sua prótese diariamente para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana, e evitar que fique manchada. Um limpador ultrassônico pode ser utilizado para cuidar de sua prótese, mas ele não substitui uma escovação cuidadosa diária.
• Escove suas gengivas, língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese. Isto estimula a circulação em seus tecidos e ajuda a remover a placa.
• Visite seu dentista se sua prótese quebrar, lascar, rachar ou ficar solta. Não fique tentado a ajustá-la sozinho - isto poderá danificá-la ainda mais.

Prótese sobre implante

Existem dois tipos de Prótese sobre Implantes: Fixas ou Removíveis. As Próteses sobre implantes fixas são feitas para que não sejam mais removidas (cimentadas) ou removidas apenas pelo dentista (aparafusadas), já as Próteses sobre Implantes Removíveis deverão sempre ser removidas pelo paciente para higienização. Estas últimas são presas aos implantes através de attachments ou encaixes, que servem para reter as próteses durante seu uso.

A indicação para o tipo de Prótese deverá ser feita pelo profissional, e poderá ser mudada durante o tratamento, dependendo de vários fatores clínicos e orgânicos. O planejamento é individual e variável, é a fase mais importante do tratamento.

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Entre em Contato

Envie sua mensagem através do formulário abaixo, logo retornaremos. Se preferir ligue para (51) 3086-0679.

Onde Estamos

Veja como é fácil chegar à Ortho Essence. Estamos na Rua dos Andradas, 1781/401 – Bairro Centro – Porto Alegre/RS.

mapa

Copyright 2020 • Ortho Essence Odontologia • Desenvolvido por Dr Marketing