Logotipo Website

Slide background
Slide background
Slide background

Periodontia

A periodontia é a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso). Conheça esta especialidade.

Cirurgia

Tratamentos cirúrgicos das doenças dos dentes e dos tecidos de suporte duros e moles da região bucal. Um dente que não irrompe na boca é, por definição, denominado impactado ou incluso. Saiba mais sobre o procedimento.

Odontopediatria

A Odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida especialmente da saúde bucal das crianças, inclusive acompanhamento às mamães desde o período de gestação. As crianças devem frequentar o dentista desde bebês.

Endodontia

A Endodontia trata o canal do dente com a retirada da polpa, o tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez danificada, infeccionada ou morta, a polpa dever ser removida e o espaço resultante limpo, preparado e preenchido.

Novidades

A periodontia é responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes.

A periodontia é a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

O tártaro é uma formação do depósito de placas bacterianas que reagem quimicamente com fosfato de cálcio da saliva, originando uma camada endurecida sobre os dentes. Deve ser removida pelo dentista e pode ser prevenido pela escovação e uso do fio dental.

A falta de higienização adequada também pode comprometer a saúde da gengiva. Um dos primeiros sintomas de que ela está com algum problema é a presença de inchaços, cor avermelhada e sangramento durante a escovação. Esses são sinais de gengivite, ou seja, inflamação nessa região. “A gengiva é tão importante quanto o dente; para mantê-la saudável é fundamental, após a escovação, passar o fio dental corretamente entre as curvas dos dentes.”

Se a gengivite não for tratada, a infecção pode se "espalhar" e comprometer a estrutura que sustenta os dentes, a gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes (esta fase é chamada de periodontite). Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, às fibras de sustentação e ao osso. Para evitar maiores problemas no futuro, além da higiene bucal, o ideal é visitar o dentista de 6 em 6 meses.

Dependendo da extensão da doença periodontal, o tratamento pode variar amplamente. Se a doença for diagnosticada precocemente, procedimentos simples podem ser realizados que irão remover a placa bacteriana e o cálculo abaixo da margem gengival, e eliminar as bactérias causadoras da infecção. Entretanto, se a doença avançou a um ponto onde as bolsas periodontais estão muito profundas e o osso de suporte foi perdido, cirurgias podem ser necessárias. As formas de tratamento periodontal mais utilizadas são:

• Raspagem Supra Gengival (Limpeza)

A Raspagem supragengival também chamada de “ limpeza “, é o tratamento da gengivite. Pode ser realizada com Ultrassom, Jato de bicarbonato e curetas. Pode ser feito em uma ou mais sessões.

• Raspagem Sub Gengival e Alisamento radicular

Raspagem e alisamento radicular é o tratamento da Periodontite. Pode ser feito em uma ou mais sessões.

A raspagem e alisamento radicular normalmente são um procedimento não-cirúrgico no qual o periodontista remove a placa bacteriana e o cálculo abaixo da margem gengival. As superfícies das raizes dos dentes são limpas e aplainadas com instrumentos especialmente desenvolvidos. É importante remover a placa e o cálculo das bolsas, porque além das toxinas bacterianas que irritam a gengiva, a placa e a superfície rugosa do cálculo torna mais fácil a adesão de novas bactérias.

• Cirurgia para Redução de Bolsas Periodontais

A causa principal da doença periodontal é bacteriana, na forma de uma película viscosa e incolor que constantemente se forma sobre os dentes. Entretanto, diversos fatores podem causar a doença periodontal ou influenciar sua progressão.

Quando a periodontite se instala, os tecidos de suporte dos dentes são destruídos, formando "bolsas periodontais" ao redor dos elementos dentários.

O procedimento cirúrgico para redução ou eliminação de bolsas periodontais é recomendado quando as alternativas não cirúrgicas foram esgotadas e há persistência das bolsas periodontas, com atividade da doença. Eventualmente, em casos de perda óssea severa, o dente precisa ser extraído. No entanto, a reabilitação com enxertos ósseos e implantes dentários, devolve a função e estética do elemento perdido.

Durante o procedimento de redução ou eliminação das bolsas periodontais, nossos especialistas descolam o tecido gengival e removem placa e cálculo da superfície da raiz dentária, reposicionando depois a gengiva e suturando. Em alguns casos, a superfície irregular do osso afetado é aplainada. Isto permite que o tecido gengival se adapte melhor ao osso saudável. Este procedimento é feito no consultório, sob anestesia local. Normalmente o pós-operatório é tranquilo, sem transtorno quanto às atividades diárias.

• Gengivoplastia

Existem várias modalidades de procedimentos cirúrgicos periodontais no que se referem a ganho estético. A gengivoplastia (Plástica Gengival) é uma delas. Com esse procedimento é possível melhorar o volume, contorno e coloração gengival.

• Aumento de Coroa Clínico: Estético e Funcional

Este procedimento é uma plástica periodontal que remodela o contorno ósseo e/ou gengival, expondo mais o seu dente natural. Pode ser realizado em um ou mais dentes.

Este procedimento periodontal é, na maioria dos casos, uma etapa prévia necessária para criar condições adequadas para que restaurações ou próteses sejam realizadas.

Se você acha que o seu sorriso mostra muito sua gengiva e seus dentes parecem curtos, esta plástica periodontal pode ser a solução para este problema. Na verdade seus dentes podem ser de tamanho normal e estarem cobertos por excesso de tecido gengival.

• Manutenção Periódica Periodontal

A manutenção é um programa contínuo desenvolvido para prevenir recorrência de doenças periodontais em pacientes que se submeteram ao tratamento periodontal. Esta fase avançada do tratamento irá permitir ao periodontista avaliar sua saúde bucal e certificar-se que seu periodonto permanece saudável.

Sua consulta de manutenção inclui:

• Rever qualquer alteração na sua história médica.
• Examinar alterações anormais na sua boca.
• Mensurar a profundidade dos sulcos/bolsas ao redor dos dentes.
• Avaliar seus hábitos de higiene bucal e, se necessário, orientar como torná-los mais eficientes.
• Limpar seus dentes para remover placa bacteriana e cálculo.
• Solicitar radiografias para avaliar seus dentes e osso de suporte, quando necessário.
• Avaliar seus dentes quanto a presença de cáries e outros problemas dentários.
• Checar sua oclusão, ou seja, a forma como seus dentes de encaixam quando você morde.
• Aplicar ou prescrever medicamentos para reduzir a sensibilidade dentária ou outros problemas.

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Entre em Contato

Envie sua mensagem através do formulário abaixo, logo retornaremos. Se preferir ligue para (51) 3086-0679.

Onde Estamos

Veja como é fácil chegar à Ortho Essence. Estamos na Rua dos Andradas, 1781/401 – Bairro Centro – Porto Alegre/RS.

mapa

Copyright 2020 • Ortho Essence Odontologia • Desenvolvido por Dr Marketing